Oracle lança programa de tecnologia para jovens com trilhas de habilidades socioemocionais - PORVIR
Crédito: Marco_Piunti/iStoc

Inovações em Educação

Oracle lança programa de tecnologia para jovens com trilhas de habilidades socioemocionais

Por meio da iniciativa ONE (Oracle Next Education), empresa busca aproximar estudantes de escolas públicas das oportunidades de trabalho mais importantes no futuro

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 17 de dezembro de 2019

A empresa de tecnologia Oracle anunciou nesta terça-feira (17) o lançamento do programa ONE – Oracle Next Education, que oferece cursos de tecnologia e empreendedorismo para jovens que cursaram a educação básica em ensino público e vivem nas periferias das cidades brasileiras. Realizado em parceria com Alura, Bayer, CIEE, Cogna, EasyInvest e Gerdau, a iniciativa pretende ainda aproximar os formados às oportunidades de trabalho.

“Hoje há uma lacuna de aproximadamente 300 mil profissionais de TI (tecnologia da informação) no Brasil. As vagas não estão sendo ocupadas por falta de especialização necessária. O ONE ajudará a reduzir esse impacto no mercado e, sem dúvida, incentivar ainda mais a inovação no país”, diz Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil.

Os 30 cursos são oferecidos no formato online com aproximadamente 450 horas, aliando conteúdo técnico em TI, comunicação, preparação para o mercado de trabalho e práticas inovadoras. Os módulos online incluem três trilhas básicas: lógica de programação, linguagem Java, front end (parte visual de um site). Uma outra trilha paralela inclui noções de empreendedorismo, criatividade e habilidades socioemocionais. Ao completar uma trilha técnica, o aluno pode preencher um perfil para participar de um banco de talentos ou ainda concorrer a vagas exclusivas para o programa oferecidas pelas multinacionais Gerdau e Bayer, além da corretora de investimentos EasyInvest.

Leia mais:
– Centro de Inovação da USP abre novo espaço para fomentar empreendedorismo
– Microsoft lança plataforma de cursos gratuitos de inteligência artificial
– Escola 42|RIO é alternativa ao vestibular de fim de ano para quem busca carreira em TI
– Conheça certificações de tecnologia Apple, Google, Microsoft e Samsung
– Empreendedor em educação é o que mais demanda mentoria e apoio em comunicação
– Inteligência artificial na educação: não ignore, faça bom uso!

“Mais do que inclusão, queremos falar de oportunidade. É conseguir fazer com o ecossistema onde a gente está inserido, com nossos parceiros, startups que conversamos e ONGs que apoiamos, consiga fazer a roda girar”, disse Gabriel Vallejo, vice-presidente de marketing da Oracle para América Latina. “Em parceria com o CIEE, vamos fazer o que eu chamo de ‘guerrilha’. É ir às escolas, conversar com alunos e explicar como o projeto funciona para que eles se sensibilizem. Queremos chegar à turma que não tem acesso e permitir que esses alunos sejam mais bem preparados”, explica. Como meta o programa ONE prevê impactar 3 mil jovens até 2021. Os cursos terão um valor de R$ 99, considerado pela Oracle como simbólico para que o aluno seja estimulado a chegar até o final do curso.

De acordo com o executivo da Oracle, uma vez dentro do programa, a comunicação com o aluno também precisa ser simplificada. “Vamos aprender fazendo. Se mandarmos e-mail, ele (jovem) não responde. Se for por WhatsApp, responde. A gente vai entender ao longo do caminho como engajar esse jovem”, disse. “Precisamos ainda pensar na jornada para o jovem quando ele já está dentro do programa. Não é só trazer para a matrícula, porque não pensamos no projeto como negócio. Queremos que ele saia formado e se conecte com as empresas para se empregar”, explica.

Para facilitar o acesso de jovens ao curso que não tenham acesso à internet em casa, a Cogna Educação, formado pelas instituições Kroton, Platos, Saber e Vasta Educação/Somos Educação, vai disponibilizar seus laboratórios de computação em oito das unidades da Anhanguera Educacional localizadas na Grande São Paulo. Além disso, os alunos das faculdades Kroton inscritos dos cursos de tecnologia também poderão se beneficiar do projeto.

Inscrições para programa ONE – Oracle Next Education

Para se inscrever, o participante precisa ter, no mínimo, 18 anos, e preencher o formulário on-line no http://www.oracle.com/one, optar pelo plano de pagamento adequado e começar e acompanhar os treinamentos. As inscrições são limitadas.


TAGS

aprendizagem colaborativa, carreira, competências para o século 21, ensino médio, equidade, inclusão, programação, socioemocionais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x