Site Cinese.me reúne quem quer ensinar e aprender - PORVIR

Inovações em Educação

Site Cinese.me reúne quem quer ensinar e aprender

Plataforma ajuda a promover encontros entre interessados em um tema; evento de lançamento será de 10 a 14 de julho

por Vagner de Alencar ilustração relógio 6 de julho de 2012

Com base no princípio de crowdlearning, que defende que todo mundo tem alguma coisa para ensinar e para aprender e que o conhecimento pode ser compartilhado sem burocracia, duas irmãs paulistanas vão lançar, no próximo dia 10, a Cinese.me. A plataforma digital, que pretende unir pessoas e promover os saberes coletivos, terá uma série de eventos presenciais de lançamento, a Semana Cinética, com debates gratuitos em São Paulo entre os dias 10 e 14 de julho.

Camila e Anna Haddad seguem a onda de redes colaborativas o que, fora do Brasil, já é muito comum. As palavras crowdsourcing, crowdfunding e crowdlearning, todas derivadas de crowd, multidão em inglês, aos poucos começam a fazer sentido para jovens brasileiros, que estão criando esses novos canais para aprender e compartilhar recursos (sourcing), como o Nós.vc, ou para ajudar a arrecadar dinheiro e dar vida a projetos coletivos (funding), como o Catarse.

crédito Comugnero Silvana / Fotolia.com

No caso do projeto das irmãs, o objetivo é ajudar pessoas a planejar encontros para compartilhar experiências e debater temas. Qualquer um pode se inscrever pelo site sem nenhum custo e, a partir de então, revelar ou descobrir novos saberes.

A seção Revelar é um espaço para propor um encontro sobre um tema que se queira discutir. O proponente define assunto, data, local e preço. Automaticamente, uma página de encontro é criada e vai para a sessão Descobrir, que reúne os eventos propostos. Por essa via, o usuário pode buscar encontros por localidade ou por tema. Se encontrar algo que lhe interesse, ele pode interagir e, por fim, se inscrever. Os encontros podem ser gratuitos ou cobrados. Quando há taxa, parte do valor vai para quem propôs o debate e uma porcentagem vai para as plataforma.

Não há nenhuma restrição quanto ao formato ou tema dos encontros. A única exigência é que reúna ao menos dois participantes, além do proponente. Segundo Camila, cofundadora do projeto, o objetivo dessa objeção se deve ao fato de a plataforma não ser de tutoria ou aulas particulares.

“A ideia é a da construção coletiva. Não fazemos curadoria nem participamos ativamente da organização de todos os encontros. A plataforma é livre. Não queremos validar o que é um encontro interessante ou que tipo de saber é válido. Se há alguém querendo falar sobre um assunto e há alguém querendo ouvir, ótimo! É essa troca que queremos incentivar!”, afirma Camila.

Semana Cinética

Parte do espírito do Cinese.me será apresentado durante os debates de lançamento da Semana Cinética, que ocorrem em três locais diferentes na zona oeste – na galeria Ouro Fino da rua Augusta, no parque Zilda Natel, no Sumaré, e no Plug N’Work, no Brooklin. Entre os temas previstos para serem discutidos estão educação, música, diversidade e cidades. A discussão de abertura, já na terça-feira, será sobre Educação e Desescolarização. A programação completa pode ser conferida no endereço blog.cinese.me.


TAGS

aprendizagem colaborativa, educação online, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

12 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
12
0
É a sua vez de comentar!x