Prêmio busca ideias para solucionar desafios globais - PORVIR

Inovações em Educação

Prêmio busca ideias para solucionar desafios globais

3a edição do Concurso Jovens Inovadores seleciona projetos e startups que causem impacto social usando tecnologia de ponta

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 16 de abril de 2013

Todo mundo já está cansado de saber que o Thomas Edison, por exemplo, inventou a lâmpada com 16 anos; que o Steve Jobs criou a Apple aos 21 e que Zuckerberg criou o Facebook aos 20. Mas chega de histórias e frases motivadoras, é hora de colocar a mão na massa. A terceira edição do Concurso Anual Jovens Inovadores da União Internacional das Telecomunicações está com inscrições abertas. O evento é aberto para jovens com idades entre 18 e 26 de todo o mundo e tem como objetivo buscar alternativas que possam impactar, por meio da tecnologia, alguns dos desafios globais, em que estão incluídas, entre outras, questões relacionadas a metas do milênio, direitos humanos e da criança, igualdade dos sexos, assistência humanitária e migração.

Os jovens empreendedores devem propor soluções, voltadas para o mercado de trabalho, que utilizem tecnologia de ponta, como a realidade aumentada, aplicativos móveis e impressão 3D. Entre os problemas que deverão tentar resolver estão a falta de oportunidade de emprego para jovens e trabalhadores migrantes; o desperdício de água e alimentos; dificuldade no acesso a serviços públicos para idosos; melhoria da previsão de desastres naturais; segurança rodoviária para motoristas e pedestres e a proteção de dados confidenciais na rede.

3a edição do Concurso Jovens Inovadores seleciona projetos e startups que causem impacto social usando tecnologia de pontaDenis Zaporozhtsev / Fotolia.com

Para participar, o empreendedor pode apresentar seu projeto de duas maneiras: a primeira delas é sob a forma de um conceito, com ideias documentadas que ainda não foram implementadas. A segunda é por meio de uma startup que já esteja em funcionamento, mas que precise de financiamento para ter mais alcance. Os dez melhores trabalhos serão premiados com a oportunidade de apresentar suas ideias para os líderes da indústria no Telecom World 2013, em novembro em Bangcoc, na Tailândia, bem como ganhar financiamento entre US$ 5 mil e US$ 10 mil, orientação e apoio contínuo. As inscrições estão abertas até 30 de junho.

SERVIÇO:

Para se inscrever, é necessário completar o formulário de candidatura no site do evento e enviá-lo para young.innovators@itu.int com, com a frase “2013 Young Innovators Competition” no assunto do e-mail.

 


TAGS

negócios de impacto social, prêmios, sustentabilidade, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x