Programa avalia inovação na escola e ajuda a traçar plano de ação - PORVIR
Thissatan/Fotolia.com

Inovações em Educação

Programa avalia inovação na escola e ajuda a traçar plano de ação

Saiba como participar do APEI-50, novo programa lançado pelo Instituto Crescer

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 25 de outubro de 2018

No mês que completa 18 anos de história, o Instituto Crescer anuncia o lançamento do programa APEI-50 (sigla para Avaliação das Práticas Educacionais Inovadoras), uma ferramenta para gestores avaliarem o quanto as práticas de suas escolas podem ser consideradas inovadoras e quais pontos ainda podem ser melhorados a partir de estratégias de intervenção e de investimento em tecnologia.

Leia mais: Guia Tecnologia na Educação do Porvir

Para participar, os próprios diretores ou responsáveis pela equipe pedagógica devem fazer a inscrição da escola e compartilhar um código de acesso para os professores. Um material gratuito está disponível para que o programa seja incorporado por todos dentro da escola.

Como funciona

Para traçar o diagnóstico inicial, o programa utiliza um instrumento de avaliação que deverá ser disponibilizado ao maior número de professores da instituição de ensino, compreendendo todas as etapas e áreas do conhecimento.

O questionário passa por temas como efetividade das práticas, trabalho socioemocional e nível de formação dos professores para personalizar o ensino. Feita a análise inicial, ele dá origem a 50 indicadores para avaliar práticas educacionais inovadoras.

Com os dados em mãos, um comitê formado por profissionais da instituição deve traçar uma análise para delinear um cenário de inovação, ressaltando os pontos fortes e aqueles que ainda merecem atenção. A partir daí, é possível decidir o que se quer melhorar com a utilização das tecnologias digitais e construir um plano de ação para avançar rumo a uma educação que faça mais sentido para os alunos.

Concurso

Além do programa APEI-50, o Instituto Crescer também lançou o concurso cultural “Eu amo inovar na educação – 18 anos Instituto Crescer”, no qual interessados em educação são convidados a enviar vídeos de 30 segundos sobre suas experiências com inovação na área, com ampla divulgação nas redes sociais do instituto para que as iniciativas sejam compartilhadas e possam servir de inspiração para outras pessoas. No dia 4 de dezembro, a organização anunciará o vencedor que terá como prêmio um notebook.

 


TAGS

competências para o século 21, dispositivos móveis, ensino fundamental, ensino médio, formação continuada, personalização, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x