Publicação propõe viagem por 8 projetos inspiradores de aprendizagem criativa - PORVIR

Blog Aprendizagem Criativa

Conheça o Desafio de Aprendizagem Criativa e fique por dentro de tudo o que acontece ao longo do desenvolvimento dos projetos que pretendem transformar a educação brasileira
Divulgação

Blog Aprendizagem Criativa

Publicação propõe viagem por 8 projetos inspiradores de aprendizagem criativa

Além de reunir iniciativas selecionadas pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil de 2018, revista traz glossário com termos da área e indicações de leitura

por Redação ilustração relógio 31 de maio de 2019

Enquanto você acompanha aqui neste blog a jornada de um grupo de 11 educadores que estão desenvolvendo práticas para tornar a aprendizagem de crianças e jovens brasileiros mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a Fundação Lemann e o MIT Media Lab lançaram uma publicação que compartilha as experiências de oito iniciativas selecionadas em 2018 pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil (DAC Brasil).

A partir do contexto local de cada grupo e do interesse dos alunos, os projetos foram desenvolvidos com base nos 4 Ps da aprendizagem criativa: paixão, pares, pensar brincando (play) e projeto. Com diferentes práticas, eles trazem exemplos reais de como os alunos podem ser protagonistas, dividir responsabilidades com colegas, mudar de ideia, tentar, errar e descobrir caminhos para responder suas questões e colocar a mão na massa.

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Entre as experiências, são relatadas iniciativas desenvolvidas em diferentes regiões do país, com temáticas e públicos variados, em ambientes diversos, dentro e fora de escolas. “A aprendizagem criativa não exige tecnologias especiais. A revista é uma prova de conceito que mostra que ela é possível em um grande diversidade de realidades, dentro e fora da escola em todo o Brasil”, garante Leo Burd, pesquisador do MIT e diretor da Rede de Aprendizagem Criativa.

Sem a pretensão de apresentar receitas prontas, ele afirma que a publicação também é um convite para que educadores de todo país compartilhem suas práticas com colegas e participem da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. “Você não precisa ser um super-herói para desenvolver aprendizagem criativa”, destaca Burd, ao mencionar que o caminho parte de se arriscar a ser criativo e experimentar junto com os alunos.

Além de compartilhar as iniciativas desenvolvidas por 12 educadores selecionados pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil no ano passado, a publicação também traz um glossário com termos da área, compartilha resultados do desafio e apresenta indicações de leitura.

Baixe a publicação para conhecer as experiências e se inspirar com projetos de aprendizagem criativa desenvolvidos em diferentes regiões do país.

* A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é apoiadora do Porvir


BAIXAR

TAGS

aprendizagem criativa, competências para o século 21, educação mão na massa

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x