Ensino híbrido depende da formação de docentes - PORVIR
GoodWeen123 / Fotolia.com

Inovações em Educação

Ensino híbrido depende da formação de docentes

Fórum Econômico Mundial, em Davos, discutiu importância da tecnologia na educação e a necessidade de investimentos

por Redação ilustração relógio 29 de janeiro de 2014

Uma vez por ano lideranças políticas e econômicas se reúnem em Davos, na Suíça, no Fórum Econômico Mundial, para discutir questões globais de urgência, como meio ambiente e educação e pensar novas perspectivas para melhorar o futuro do mundo. Este ano, a 44º edição do evento, realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro, teve um painel dedicado exclusivamente ao ensino híbrido (ou blended learning, em inglês). Chamado de O Futuro da Aprendizagem (The Future of Learning, em inglês), o encontro contou com a presença de Fred van Leeuwen, secretário geral da Education Internacional, entidade que representa as organizações de professores em todo o mundo. Com a premissa de que o ensino híbrido vai ser cada vez mais difundido, o objetivo do painel foi identificar as maiores barreiras que precisam ser enfrentadas para que o modelo funcione globalmente e pensar em possíveis soluções.

Van Leeuwen destacou dois principais desafios. O primeiro é colocar a formação de professores e o desenvolvimento profissional como requisitos essenciais para que seja feito um bom uso de tecnologias, como plataformas on-line, por exemplo. Para melhorar o processo de aprendizagem, essas tecnologias devem ser usadas sob a supervisão de educadores qualificados e com a experiência necessária para assegurar o bom desenvolvimento dos alunos.

Assim, segundo van Leeuwen, a tendência atual de desprofissionalização da profissão docente deve ser invertida. “Justamente no momento em que precisamos ajudar os alunos a desenvolver habilidades e comportamentos do século 21, estamos reduzindo o papel e o espaço de profissionais que têm a competência para fornecer essa ajuda e orientação em um contexto de mundo real”, disse van Leeuwen. “Ensino híbrido sem professores qualificados pode facilmente tornar a educação branda.”

Em segundo lugar, ele enfatizou que este tipo de aprendizagem pode exacerbar as desigualdades na educação, devido à disponibilidade limitada de acessibilidade à tecnologia on-line, dependendo da localização geográfica dos alunos ou situação econômica. E ressaltou a importância de investimentos, que são fundamentais para integrar essas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. “Os governos têm de alocar os recursos necessários para desenvolver tecnologias voltas para as escolas e instituições de ensino e garantir que elas sejam disponibilizadas gratuitamente para todos”, afirmou.

Com informações do Education International

 

 


TAGS

ensino híbrido, tecnologia

4
Deixe um comentário

avatar
500
2 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
2 Autores
Moisés Batista da Cruz LimaGeorge R. Stein Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
George R. Stein
Visitante
George R. Stein

De fato, não faz sentido falar do “Futuro da Aprendizagem” sem considerar o alavancagem positiva que a tecnologia pode causar quando propriamente “combinada” (blended) com interações pessoais com um professor qualificado para tal. Porém existem outros elementos que merecem atenção para que se tenha não somente um Ensino Híbrido, mas uma Aprendizagem Híbrida. A tradução oficial do termo blended learning para o português muda o substantivo principal de “Aprendizagem” (learning), para “Ensino”. Isso pode influenciar… Ler mais »

Moisés Batista da Cruz Lima
Visitante
Moisés Batista da Cruz Lima

Na minha opinião o desenvolvimento da educação só existirá se o indivíduo estiver interessado em evoluir, será perda de tempo ir para sala de aula. Este processo de educação é lento demais, não adianta termos ferramentas digitais e métodos de ensino qualificados e professores que não estão interessados em sua própria evolução. Como esta evolução será implantada na EDUCAÇÃO MUNDIAL, sendo que tudo depende de onde nós, queremos levar o mundo a viver em uma… Ler mais »