Um segredo de escolas bem-sucedidas que não custa nada - PORVIR

Saiu na Mídia

Um segredo de escolas bem-sucedidas que não custa nada

por Redação ilustração relógio 19 de abril de 2017

A maior parte das medidas para melhorar o desempenho escolar demanda investimento, sejam elas na parte de recursos humanos, de infrestrutura ou de recursos pedagógicos. No entanto, um novo estudo sugere que um fator que não demanda nenhuma quantia pode ter papel importante para ajudar estudantes a aprenderem, mesmo quando estão em escolas em regiões desfavorecidas. Esse fator é o que cientistas chamam de capital social: a rede de relacionamentos entre gestores escolares, professores, familiares e a comunidade que cria confiança e regras que promovem o sucesso acadêmico.

Em um estudo com 96 escolas públicas do estado de Ohio, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que escolas com nível mais alto de capital social também tinham estudantes com melhor desempenho em exames de matemática e leitura organizados pelo governo local. Os resultados foram os mesmos tanto em escolas urbanas de áreas mais ricas quanto em outras, mais pobres.

Em escolas com capital social alto, professores apontaram ter contato mais próximo com os pais, altos níveis de confiança nos estudantes e um ambiente de aprendizagem sério e ordeiro.


Leia a matéria original em Science Daily

TAGS

socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x