lista

As 10 competências gerais da BNCC

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define um conjunto de  10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica.

Elas foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”

A seguir, você conhece as 10 competências e confere uma descrição dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que cada uma busca desenvolver:

Conhecimento  Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade

1

Pensamento científico,  crítico e criativo Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade para: investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

2

Repertório Cultural Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais para fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

3

Comunicação Utilizar diferentes linguagens para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

4

Cultura Digital Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver e exercer protagonismo.

5

Trabalho e projeto de vida Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

6

Argumentação  Argumentar com base em informações confiáveis para formular e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.

7

Autoconhecimento e autocuidado Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se: cuidar da sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica e paciência.

8

Empatia e cooperação Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos com valorização da diversidade.

9

Responsabilidade e Cidadania Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

10

Acompanhe no Porvir a implementação da BNCC nas escolas e atividades realizadas por professores

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash