Como inovar
A 10.639, de 2003, veio para modificar a Lei de Diretrizes e Bases e incluir nos currículos o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.
A legislação é fruto de uma série de demandas de movimentos sociais, em especial dos movimentos negros brasileiros, para que o racismo seja discutido e combatido desde cedo na escola.
O Brasil é um país estruturalmente racista e a escola é um espaço de extrema importância para a disseminação de informação e estratégias que combatam essa estrutura.
Com a lei, as escolas ganharam uma política pública aliada à educação antirracista. Em seus vinte anos de existência, contudo, a legislação ainda sofre alguns entraves no momento da implementação.
Desde ações simples como rodas de conversa e criação de murais, até projetos mais elaborados que podem durar o semestre inteiro, é possível (e necessário) levar o tema para a sala de aula.
Um bom jeito de incluir o assunto é a partir de perguntas disparadoras, que coloquem a turma para refletir sobre aspectos do racismo.
Esta é uma das sugestões contidas no infográfico "Os vinte anos da lei 10.639/03", produzido pelo Porvir.
Inserir a educação antirracista no cotidiano das escolas é trabalho urgente e muito intencional. Baixe agora mesmo o infográfico!
Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash Data de publicação: 01/03/2023