Como inovar

20 anos da lei 10.639: Como incluí-la nos currículos?

A 10.639, de 2003, veio para modificar a Lei de Diretrizes e Bases e incluir nos currículos o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.

A legislação é fruto de uma série de demandas de movimentos sociais, em especial dos movimentos negros brasileiros, para que o racismo seja discutido e combatido desde cedo na escola.

O Brasil é um país estruturalmente racista e a escola é um espaço de extrema importância para a disseminação de informação e estratégias que combatam essa estrutura.

Com a lei, as escolas ganharam uma política pública aliada à educação antirracista. Em seus vinte anos de existência, contudo, a legislação ainda sofre alguns entraves no momento da implementação.

Desde ações simples como rodas de conversa e criação de murais, até projetos mais elaborados que podem durar o semestre inteiro, é possível (e necessário) levar o tema para a sala de aula.

Um bom jeito de incluir o assunto é a partir de perguntas disparadoras, que coloquem a turma para refletir sobre aspectos do racismo.

A partir dessa reflexão, iniciativas mais práticas podem surgir. Veja uma sugestão a seguir:

Pergunta disparadora Como descrevemos as diferenças nas pessoas? Ideia central Apresente e discuta os vocabulários usados para descrever as diferenças entre as pessoas, de modo que os alunos compreendam as diversidades e consigam se expressar com mais clareza e respeito. Resultado / A vez dos estudantes Peça para a turma criar um roteiro de teatro para debater as representações.

Esta é uma das sugestões contidas no infográfico  "Os vinte anos da lei 10.639/03", produzido pelo Porvir.

O material, além de trazer sugestões de práticas na sala de aula, também passeia pelo histórico da lei e sua atual importância.

Inserir a educação antirracista no cotidiano das escolas é trabalho urgente e muito intencional. Baixe agora mesmo o infográfico!

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash  Data de publicação: 01/03/2023