Conteúdo patrocinado por Instituto iungo

Como inovar

5 cursos gratuitos da USP via WhatsApp para professores e gestores

O cenário educacional apresenta diversos desafios para educadores, cuja vida de estudos tende a não parar até o final da carreira.

Afinal, conforme o tempo avança, é necessário buscar novos conhecimentos para se manter sempre atualizado e preparar aulas que façam sentido para os estudantes.

Conhecer e colocar em prática novas metodologias beneficia o trabalho em sala de aula. É o que diz a Kathleen Lynch, professora da Escola de Educação da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

Ela desenvolveu um estudo para entender quais impactos o desenvolvimento profissional  e as políticas educacionais dentro deste âmbito podem  ter nas aprendizagens.

A conclusão foi que, quando combinados, programas de desenvolvimento profissional focados na melhoria de currículos fazem com que os estudantes recebam uma educação melhor.

Só que a rotina de educadores muitas vezes não deixa espaço para novas formações. Pensando nisso, cursos rápidos e remotos ajudam a contornar essa situação.

Essa é a proposta do programa Ativar! Metodologias Ativas por WhatsApp, oferecido pela Faculdade de Educação da USP e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP) em parceria com o Instituto iungo.

O programa disponibiliza cinco cursos, cada um com carga horária de 40 horas e duração de oito semanas, totalmente online. Cada curso tem 200 vagas nas áreas de Humanidades, Linguagens, Ciências, Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas.

Além do WhatsApp, outros meios digitais são usados para realizar o encontro semanal ao vivo de uma hora, possibilitando interações e troca de experiências com professores de todo o país.

"Foi diferente, dinâmico e muito bom porque realmente consegui estudar, aprender, refletir e colocar os aprendizados em prática. Os vídeos curtos foram objetivos e despertaram o interesse pela leitura da obra completa", diz Ana Maria Ribeiro, professora que fez o  curso ATIVAR! Projetos de Vida  na 1ª edição do programa.

Ao final do curso, os professores recebem certificado da USP de 40 horas e passam a fazer parte de uma rede de educadores de todo o Brasil, com a qual podem trocar experiências e conhecimento.

As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas até o dia 04/09. Saiba mais:

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Porvir/iungo Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e Unsplash