lista

5 documentários para aprender história do Brasil

Conteúdo em parceria com Curta Educação

Os filmes possibilitam ampliar as formas de abordar diversos temas na aula. Em diferentes etapas de ensino, usá-los como apoio é uma maneira de facilitar até mesmo a compreensão dos alunos sobre os conteúdos.

"O audiovisual traz informações sobre o mundo. Eu, você e todos nós sabemos coisas sobre o mundo não por experiência direta, mas porque as conseguimos por meio da televisão, do cinema", diz o crítico de cinema Sérgio Rizzo

Nas aulas de história, mais importante do que buscar filmes que traduzam fielmente os fatos, é incentivar os alunos a discutir e teorizar sobre a história e os elementos presentes nas obras.

Confira 5 documentários que podem ser usados  em aula (ou como apoio para suas aulas):

O primeiro episódio da série narra a consolidação do regime autoritário até a véspera do golpe que dá início ao Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, censura à imprensa e intensificação do anticomunismo no Brasil e no mundo.

Feito com imagens de arquivo de 1960, o documentário traz materiais visuais recuperados e embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.

  O documentário aborda a escravidão no Brasil com enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras na resistência e as discussões da elite, culminando na assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra.

O filme conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, desde sua estreia como político, passando pela construção de Brasília até o momento da perda dos direitos políticos.

O documentário fala sobre a construção da capital, desde a formação geológica do Planalto Central até os dias atuais. Em um curto período de 3 anos ocorreu um momento de aventura coletiva na história do Brasil, onde foi possível o encontro do trabalho com o prazer, do desejo utópico com a solidariedade e da técnica com a invenção.

Saiba mais e acesse os filmes no Curta! Edu

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash