lista

6 filmes para falar sobre meio ambiente

parceria com

Nos últimos anos, a temática meio ambiente ganhou destaque nas salas de aula. Mas como abordar esse assunto de maneira mais divertida e que estimule a participação dos alunos?

Os conteúdos audiovisuais podem ser de grande ajuda. Afinal, os professores ganham um apoio visual na explicação e podem se aprofundar no tema de uma forma mais lúdica, que já faz parte do dia a dia dos estudantes.

Outro desafio é escolher os títulos em meio a infinidade de conteúdos disponíveis sobre o tema. Para te ajudar nessa missão, separamos 6 filmes para debater meio ambiente em sala de aula.

1. A história do Greenpeace, de Thierry Lestrade

O documentário fala sobre a criação do Greenpeace. A organização não apenas inventou o conceito de ecologia, como também mudou para sempre a política internacional.

2. Serras da Desordem, de Andrea Tonacci

O documentário conta a história de Carapirú, um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante dez anos, anda sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado e levado a Brasília em novembro de 1988.

3. A Mãe de Todas as Lutas, de Susanna Lira

"A Mãe de Todas as Lutas" é um documentário que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina.

4. Nossa Casa –  Guarani-Kaiowá,  de Mariana Fagundes

O filme mostra as consequências da lentidão no processo judicial dos territórios tradicionais na região  do Mato Grosso do Sul.

5. Baía de Guanabara - A Saga da Despoluição, de Paula Fiuzi

O biólogo Mario Moscatelli expõe a saga do projeto de despoluição  da Baía de Guanabara, que  já dura mais de 20 anos.

6. Chico Mendes - Um Povo da Floresta, de Edilson Martins

Crônica da luta de Chico Mendes e seus companheiros, especificamente no Acre, contra a transformação da Amazônia.

Todos esses conteúdos estão disponíveis Curta! Educação e fazem parte da Jornada do Meio Ambiente, que reúne mais de 100 títulos sobre a temática.

Ao participar gratuitamente da Jornada, as escolas ganham acesso a uma coletânea de filmes e séries do Curta! Educação.

A Jornada tem uma "Tabela de Engajamento", que conta pontos para as escolas com mais conteúdos assistidos, usuários diferentes e relatos de aula.

As 3 escolas com maior pontuação serão premiadas com acesso completo à plataforma Curta! Educação no ano de 2023.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e Curta! Edu