7 livros para  entender grandes temas da atualidade

lista

conteúdo em parceria com árvore

Com a chegada dos vestibulares e do Enem, os estudantes precisam estar atentos a diferentes temas da atualidade para obter um melhor resultado.

Tais exames contam com um exercício de redação, no qual alunos e alunas precisam expor de maneira clara ideias a respeito de diferentes assuntos em pauta.

Em 2021, por exemplo, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), uma das principais formas de entrada na universidade, trouxe como tema da redação “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Ter boas referências de leitura pode ajudar na hora de escrever sobre temas como esse.  O Porvir e a Árvore separaram 7 títulos que trabalham assuntos atuais e relevantes para você indicar aos estudantes.

Confira a lista:

Odorico na Cabeça, de Dias Gomes, traz sátiras sobre aspectos e personagens políticos brasileiros que são perpetuados até os dias atuais, incluindo uma percepção de propostas sem bases empíricas.

São Bernardo,  Graciliano Ramos Torto Arado,  Itamar Vieira Junior Para entender e refletir sobre situações de desigualdade, distribuição de terra, controle e poder político.

Assim na terra como embaixo da terra, Ana Paula Maia Este livro traz uma boa oportunidade para discutir temas como o sistema carcerário brasileiro e as estruturas racistas que o sustentam.

Nós e eles, Bahiyyih Nakhjavani Aqui é possível observar a diáspora de iranianos no século 20. O livro fala sobre formação de identidades, pertencimento e xenofobia, questões que rendem muitos debates.

Helena, Machado de Assis Para discutir sobre estruturas políticas e sociais do século 19, que ainda permanecem atuantes no Brasil de 2022. O livro também aborda aspectos como o sistema escravista e o preconceito que decorre dele.

O feminismo é para todo mundo, bell hooks Encerrando a lista, um livro que aborda questões como políticas feministas, trabalho, raça e gênero, direitos reprodutivos e fim da violência.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Porvir (com colaboração de Árvore) Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock Data de publicação: 09/11/2022