Como inovar

Ação Criativa:  arte urbana como forma de expressão

Observar a arte urbana é uma das maneiras de reconhecer o território e compreender as diferentes manifestações das pessoas em espaços abertos e públicos.

Utilizar essa linguagem em sala de aula pode ser uma boa maneira de tornar a escola um local de interação e integração cultural e social.

Esse é o objetivo da experiência didática “Arte Urbana”, disponível no Programa Ação Criativa, uma iniciativa do Unicef, com parceria técnica da RBAC e Fundação Lemann.

O programa tem como objetivo promover o protagonismo estudantil na rede pública de ensino e contribuir para o desenvolvimento da criatividade, o engajamento escolar e a inclusão social dos estudantes.

A experiência didática incentiva estudantes a expressarem sentimentos de afetos e desafetos por meio de uma pluralidade de linguagens que caracterizam a arte urbana.

Vídeo convite da Experiência Didática

   Ligue o som!

Arrow

A ideia é que os professores construam junto com suas turmas produtos com mensagens que comuniquem a vida, a cultura e os sentimentos das pessoas.

O importante é explorar as diversas linguagens que a arte urbana pode ter! Vale criar música, dança, desenhos

O professor de Ciências e Biologia Yuri Martins, da Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, de São Paulo (SP), propôs a criação de painéis nos quais os estudantes pudessem se expressar livremente na escola.

A ideia surgiu para tentar lidar com problemas de pichação dentro da escola,  mas pode ter outros propósitos pedagógicos.

Afinal, a arte é uma ótima maneira de colocar alunos como protagonistas do processo de aprendizagem e incentivá-los a expressar seus sentimentos.

Saiba mais sobre a experiência didática e inspire-se no site da RBAC.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e Pexels