Como inovar

Ação Criativa:  explorando o  espaço sideral

A exploração espacial e as viagens interplanetárias são temas que costumam despertar o interesse das crianças e adolescentes.

Trazer essa temática para a sala de aula pode ser uma boa maneira de abrir diversas outras discussões, como a tecnologia necessária para solucionar as situações inóspitas a que o ser humano é exposto ao fazer viagens espaciais.

Ao mesmo tempo, permite debates sobre a importância da preservação de recursos naturais existentes na Terra que são essenciais para nossa sobrevivência.

Essa é a proposta da experiência didática 'Exploração Espacial', disponível no Programa Ação Criativa. Uma iniciativa da RBAC em parceria com o Unicef e a Fundação Lemann.

Na atividade, estudantes são convidados a construir um modelo simples de foguete para entender o mecanismo de propulsão de ar e as dificuldades de estabilidade e de alcance.

Para além disso, a atividade foi planejada para que as e os alunos pensem em seus sonhos, suas aspirações e imaginem como alcançar aquilo que eles se propõem de forma imaginativa.

A professora Caroline Musskopf, da Escola Tempo Integral Esperança, de Caçador (SC), colocou a mão na massa e desenvolveu o projeto com seus alunos do 3º ano do ensino fundamental.

As crianças compreenderam quais são as condições necessárias para fazer um foguete decolar, criaram projetos e construíram suas naves espaciais com materiais recicláveis.

O projeto terminou com uma visita ao Observatório de Caçador. “A reação de espanto e admiração era visível em cada imagem que aparecia na tela. Uma experiência inesquecível!”, diz a professora.

“A curiosidade e a imaginação foram as forças motrizes de todas as aulas. A construção do foguete, que foi em equipe, gerou muito aprendizado e diversão”, conclui Caroline.

Saiba mais sobre a experiência didática, compartilhe seu trabalho com o Ação Criativa e ganhe certificado

Clique aqui

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e RBAC.