Como inovar

Ação criativa: lixo que não é lixo

Você sabe qual é o destino final do lixo que produzimos? Encarar resíduos sólidos com outros olhos pode ser o primeiro passo para ter um dia a dia mais sustentável.

A experiência didática “Lixo que não é lixo” parte deste princípio para promover reflexões sobre o descarte de resíduos sólidos e a reutilização de materiais ou objetos, prolongando seu tempo de vida.

Vídeo convite

Ligue o som!

Arrow

A ideia é colocar a mão na massa  e incentivar que estudantes desenvolvam instrumentos e ritmos musicais usando elementos naturais de sua região e materiais que seriam descartados.

A partir disso, é possível estimular reflexões e debates sobre o potencial dos resíduos sólidos produzidos nas residências ou na escola, que usualmente são descartados em coletores de lixo.

Essa também é uma grande oportunidade para que professores tratem de temas como a economia circular e incentivem o protagonismo e criatividade dos estudantes.

Ligue o som!

Arrow

Afinal, é difícil pensar na criança, adolescente ou jovem dissociado da linguagem musical, não é mesmo? Quem sabe essa atividade não abre portas para outras práticas na escola?

Ligue o som!

Arrow

Essa experiência didática faz parte do Programa Ação Criativa, uma iniciativa do Unicef, RBAC e Fundação Lemann que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da criatividade.

No site do programa, você encontra roteiros de aulas gratuitos e pode se inspirar em relatos publicados por educadores de diversas partes do Brasil.

Ligue o som!

Arrow

Conheça a experiência didática, acesse o roteiro de aula e compartilhe seus projetos com o Programa Ação Criativa.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash