Como inovar

Ação criativa: Máquinas simples para colocar a mão na massa

Estimular a criatividade dos alunos fica mais fácil quando são desenvolvidos projetos que giram, deslizam e mudam de direção!

Muitos projetos podem ser feitos usando máquinas simples. Você já deve ter ouvido falar sobre elas, mas, se não, vamos refrescar sua memória:

As máquinas simples são objetos que funcionam como alavancas, roldanas e rampas que facilitam muitas tarefas do dia a dia. Um rolo de macarrão ou uma tesoura também são máquinas simples.

Objetos furados e roliços, como carretéis e CDs, podem ser usados para encaixar, fixar e criar artefatos com movimento. Vale pegar papelão e fazer furos e encaixes também!

Outros elementos que podem ser usados para construir brinquedos são os palitos de sorvete. E com eles é possível criar vários objetos apenas organizando-os de maneiras diferentes.

Essa é uma das ideias do Com_junto e Se_parado, experiência didática do Ação Criativa, uma iniciativa do Unicef, RBAC e Fundação Lemann.

Ao construir rodas gigantes ou chapéus mexicanos usando palitos de sorvete, os estudantes desenvolvem habilidades como conhecimento sobre estrutura e movimento.

Ligue o som!

Arrow

Essa experiência estimula competências da BNCC:

2. Pensamento crítico,     científico e criativo

1. Conhecimento

ODS 12 - Produção e consumo                  responsáveis

ODS 4 - Educação de Qualidade

Além de abordar dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Com elementos do cotidiano como recipientes com tampa, cordas, canos, entre outros, a criatividade não tem limites nessa atividade.

Que tal criar um parque de diversões com sua turma? Saiba mais, inspire-se em outras atividades e envie seu relato!

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, Unsplash e RBAC