Como inovar
Promover atividades criativas na escola nem sempre exige materiais artísticos. Às vezes, trabalhar com as palavras já é o suficiente.
Utilizar ferramentas como a voz e a musicalidade de uma rima, um ritmo, uma melodia ou uma contação de histórias é a proposta da experiência didática "Palavras escritas, cantadas e faladas"
Na atividade, após a leitura de um livro, os estudantes são incentivados a pensar em novas maneiras de expressarem suas percepções sobre a história que foi lida.
Apresentações musicais, saraus, slam… O importante é usar as palavras para criar e promover o compartilhamento de produções autorais, incentivar a comunicação entre pares e estimular a leitura.
A atividade é uma ótima oportunidade para a escola conhecer seus artistas, poetas, cantores, escritores, jovens que se expressam e comunicam suas ideias e desejos por meio de palavras.
Essa experiência faz parte do Programa Ação Criativa, uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, UNICEF e Fundação Lemann.
No site do programa, você encontra a ficha técnica da atividade didática, o plano de aula editável e uma galeria de práticas para se inspirar ;)
Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e iStock Data da publicação: 16 de setembro de 2022