Como inovar

Acolhimento: primeiro é preciso cuidar da equipe escolar

Como inovar

Acolhimento: primeiro é preciso cuidar da equipe escolar

Quando pensamos em acolhimento, é comum lembrar de estratégias voltadas para os estudantes. Mas, antes disso, é preciso que a equipe pedagógica esteja bem.

A BNCC prevê um olhar mais atento para as habilidades socioemocionais. Além de observar a turma, é preciso verificar também as demandas da equipe.

“Como receber as famílias, as crianças e os jovens nas escolas, se as nossas emoções estão extremamente fragilizadas?”  José Nilton, mobilizador estadual do programa Volta ao Novo na rede do Piauí.

É preciso ter empenho, também, por parte dos docentes. Demonstrar uma postura de escuta ativa é muito importante para suscitar estas conversas no ambiente escolar.

Formação sobre o tema da acolhida faz muita diferença na rotina da escola. Este é um assunto que  não vai sumir da rotina, então se preparar é uma boa estratégia!

Existem muitos cursos sobre o tema e algumas secretarias de educação desenvolvem atividades e ações voltadas para esta preparação.

No Porvir, nós temos uma série de materiais sobre acolhimento e saúde mental que podem ser úteis para o planejamento pedagógico.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam de Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash