Como inovar

Alunos  desengajados,  e agora?

conteúdo em parceria com liv

Na retomada das aulas presenciais, as dificuldades de comportamento e os problemas emocionais aparecem com cada vez mais frequência e muito disso se deve aos impactos da pandemia.

Como resultado, muitos educadores têm sentido dificuldade em engajar seus alunos. Como lidar com este cenário?

Para essa pergunta não há uma resposta única. No entanto, existem caminhos possíveis para refletir sobre a questão.

Dados da secretaria da educação de São Paulo e do Instituto Ayrton Senna mostram que: • 1 a cada 3 estudantes dizem ter dificuldades para conseguir se concentrar no que é proposto em sala de aula • 18,8% relatam se sentir totalmente esgotados e sob pressão

Sentimentos e emoções aparecem na escola porque ela não está desconectada da vida e do social. Por isso, não é correto buscar "culpados" para as situações complexas que acontecem no ambiente escolar.

É importante dosar expectativas! A recuperação de aprendizagens é necessária, porém, é preciso entender que o aspecto socioemocional não fica de fora. Os currículos devem levá-lo em consideração.

E nem todos são iguais, por isso, uma forma de buscar engajar a turma é tentar variadas abordagens, já que os alunos aprendem em ritmos diferentes.

Com um cenário socioemocional conturbado, a primeira recomendação é oferecer acolhimento aos estudantes.

Depois, é possível avaliar os currículos  e priorizar aprendizagens. Além disso, planejar aulas mais criativas e dinâmicas é um meio de despertar o interesse da turma.

Conheça mais sobre estratégias e reflexões sobre o engajamento dos estudantes neste ebook gratuito produzido pelo LIV (Laboratório Inteligência de Vida)

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock Data de publicação: 28/11/2022