Para transformar o modelo educacional e vivenciar uma cultura de inovação em suas escolas, gestores precisam buscar desenvolvimento constante. Os últimos dois anos trouxeram desafios e agora é ainda mais importante pensar sobre o tema.
E quais são os pontos quedevem ser trabalhados diariamente por quem desejaser um bom gestor escolar?
O Porvir e o sistema SAE Digital apresentam a seguir as dimensões mais importantes a serem consideradas. Confira se você ou sua equipe já se sentem prontos – ou se é o momentode pensar em como desenvolvê-las.
Essa dimensão está relacionadaao entendimento do gestor sobreo que é importante para a escola,os pontos que precisam ser desenvolvidos e aonde ela quer chegar, por exemplo, com um novo programa de tecnologia.
1. Visão
Um bom líder é sempre acessível e sabe como equilibrar demandas de diferentes setores da escola.Ei, gestor: mantenha-se pronto para escutar e apoiar sua equipe!
2. Gestão de pessoas
Uma boa liderança sabe gerir emoções e conflitos que aparecem na comunidade escolar. Outro fator importante é ter flexibilidade para acolher as diferenças sem deixar de olhar para si próprio.
3. Inteligênciaemocional
Já é lugar comum defender a presença das tecnologias digitais no ambiente escolar, mas uma boa gestão tira o máximo proveito dessas ferramentas, de forma a potencializar as aprendizagens e simplificar trabalhos burocráticos.
4. Tecnologias digitais
Para que professores assumam o papel de mediação, é preciso que vivenciem uma formação prática e constante. Dessa forma, sua escola verá nascerem mais e mais projetos apoiados em metodologias ativas.
5. Formação contínua de professores
Para fechar a lista, uma boa gestão tem como foco o estudante. Gestores devem criar espaço para que alunos brilhem como líderes de projetos conectados a realidade e ao interesse deles.
6. Foco no estudante
Quer entender mais sobre habilidades de um bom gestor? Baixe o infográfico produzido pelo Porvir e SAE Digital sobre o tema.