As características de um bom gestor escolar

lista

conteúdo em parceria com SAE digital

Para transformar o modelo educacional e vivenciar uma cultura de inovação em suas escolas, gestores precisam buscar desenvolvimento constante. Os últimos dois anos trouxeram desafios e agora é ainda mais importante pensar sobre o tema.

E quais são os pontos que devem ser trabalhados diariamente por quem deseja ser um bom gestor escolar?

O Porvir e o sistema SAE Digital apresentam a seguir as dimensões mais importantes a serem consideradas. Confira se você ou sua equipe já se sentem prontos – ou se é o momento de pensar em como desenvolvê-las.

Essa dimensão está relacionada ao entendimento do gestor sobre o que é importante para a escola, os pontos que precisam ser desenvolvidos e aonde ela quer chegar, por exemplo, com um novo programa de tecnologia.

1. Visão

Um bom líder é sempre acessível e sabe como equilibrar demandas de diferentes setores da escola. Ei, gestor: mantenha-se pronto para escutar e apoiar sua equipe!

2. Gestão de pessoas

Uma boa liderança sabe gerir emoções e conflitos que aparecem na comunidade escolar. Outro fator importante é ter flexibilidade para acolher as diferenças sem deixar de olhar para si próprio.

3. Inteligência emocional

Já é lugar comum defender a presença das tecnologias digitais no ambiente escolar, mas uma boa gestão tira o máximo proveito dessas ferramentas, de forma a potencializar as aprendizagens e simplificar trabalhos burocráticos.

4. Tecnologias digitais

Para que professores assumam o papel de mediação, é preciso que vivenciem uma formação prática e constante. Dessa forma, sua escola verá nascerem mais e mais projetos apoiados em metodologias ativas.

5. Formação contínua de professores

Para fechar a lista, uma boa gestão tem como foco o estudante. Gestores devem criar espaço para que alunos brilhem como líderes de projetos conectados a realidade e ao interesse deles.

6. Foco no estudante

Quer entender mais sobre habilidades de um bom gestor? Baixe o infográfico produzido pelo Porvir e SAE Digital sobre o tema.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e iStock Data de publicação: 04/10/2022