QUEM INSPIRA

Aula gamificada: conheça a professora Giovana Picolo

A gamificação em sala de aula é uma realidade muito presente. Usando tecnologia ou não, muitos professores e professoras se apropriam do sistema de jogos para conduzir as aulas.

Independentemente de qual seja o estágio – ensino infantil, fundamental ou médio – há muito o que explorar com propostas envolvendo jogos.

A professora Giovana Picolo, interessada em inovar suas aulas, decidiu partir para o desenvolvimento de jogos variados como forma de engajar a turma.

Ela atua em duas escolas no Rio Grande do Sul, lecionando inglês, espanhol, português e artes para alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

A proposta foi tão bem recebida que muitos estudantes participaram da criação de alguns games. Começou aí uma parceria entre a professora e a turma!

"O jogo é muito importante dentro do espaço escolar. E, quando falo isso, não quero dizer que é importante apenas para as turmas de alunos menores. Todos nós gostamos de jogar! O jogo estimula o raciocínio, faz com que se trabalhe em conjunto e não de maneira isolada."  - Giovana Picolo

A professora trabalhou com análise e produção textual, por exemplo, usando jogos. Ela criou um jogo de 7 erros inteiro usando o Google Apresentações.

A professora ressalta: criar jogos não significa que eles precisam ser sempre digitais. É possível pensar na gamificação usando outros materiais. E foi isso que ela também propôs aos alunos!

"Nas aulas de artes na escola São Paulo de Tarso, já no retorno às atividades presenciais, solicitei aos alunos que criassem jogos para doarmos para a sala de recursos de AEE (Atendimento a Alunos Especiais). O objetivo era que cada um fizesse o seu utilizando material reciclado. E o resultado foi incrível!"  - Giovana Picolo

Este processo também revelou o quanto Giovana segue aprendendo com os estudantes.

"Meus alunos são meus parceiros para a criação de atividades e até mesmo para me auxiliarem no que eu não sei. Se eu ensino, também aprendo muito!" - Giovana Picolo

Ela é uma das homenageadas da exposição "Encontro com o Porvir", que celebra os 10 anos do portal. Acesse o site da professora e saiba mais sobre as práticas inovadoras que ela realiza:

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e acervo pessoal Data de publicação: 22/11/2022