Conteúdo patrocinado por isaac

3 passos para  um bom Projeto Político-Pedagógico

Documento fundamental da escola, o PPP (Projeto Político-Pedagógico) reúne metas, objetivos e diretrizes da instituição.

Além de servir como guia para direcionar gestores, coordenadores, professores, funcionários, famílias e alunos na realização dos objetivos educacionais, o PPP permite a criação de estratégias personalizadas para atender a comunidade escolar.

Cada escola deve ter o seu PPP. Ele é obrigatório para todas as instituições de ensino, conforme estipulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996).

A responsabilidade pelo desenvolvimento do PPP recai principalmente sobre o gestor escolar. Esse profissional tem a função de coordenar todo o processo.

A construção de um PPP tem várias etapas.

Conheça as três principais

Coleta de informações sobre a realidade escolar, usando documentos e pesquisas, para identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

1ª fase: diagnóstico

Com base nas informações coletadas no diagnóstico, esta etapa envolve a definição da identidade que a escola deseja construir, junto com a comunidade.

2ª fase: identidade da escola

Transforma-se o PPP em planos de ação, por meio do currículo, metodologias, metas e responsabilidades claras para implementar as propostas.

3ª fase: execução

Elaborar um PPP depende de muitos dados e relatórios. Mas esse processo pode se tornar muito mais fácil com a ajuda de ferramentas de gestão escolar.

O sistema de gestão escolar oferecido pelo isaac permite a geração de relatórios detalhados e indicadores precisos fundamentais para o diagnóstico inicial do PPP.

Confira como sua escola pode ser impulsionada pelo isaac. Acesse a plataforma e entre em contato!

Curta, comente e compartilhe para esse conteúdo chegar a mais pessoas.

Roteiro: Porvir Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Freepik Data de publicação: 30/01/2025