Como inovar

É Carnaval! E onde entram as aulas nessa história?

Para você, Carnaval é só folia? Para muita gente, sim.

Mas a história dessa festa mostra o contrário. Além de diversão, é possível debater diversos temas, tendo como premissa essa que é uma das maiores festas populares do país.

Crianças, adolescentes e jovens já conhecem do que se trata o Carnaval. Então, por que não aproveitar e explorar o assunto em sala de aula?

Com a temática do Carnaval, é possível abordar desde temas grandes como história, cultura e artes, até questões que geram mais reflexão, como o contexto social e político do Brasil.

Muitas marchinhas de Carnaval trazem em seus enredos temas como racismo, homofobia,  fome e desigualdades sociais. Assuntos socioculturais  de muita relevância e sempre presentes nos contextos escolares.

As escolas de samba e os blocos de rua também celebram a memória de figuras importantes da cultura brasileira que auxiliaram na construção da identidade do país.

Mas a inserção do tema na sala de aula não fica somente nas áreas de artes e cultura! O Carnaval tem aspectos transdisciplinares e pode aparecer em campos como geografia, sociologia e até educação física.

A promoção de desfiles, exercícios de coreografias, prática de gêneros diversos além do samba… Tudo isso se encaixa, por exemplo, na educação física – e também pode ser desenvolvido em conjunto com outros componentes curriculares.

Na Língua Portuguesa é possível observar os sambas-enredo. Na sociologia, as abordagens podem ser sobre sobre política, movimentos sociais, participação cidadã e até mesmo economia.

Além disso, é uma chance de combater preconceitos e valorizar manifestações culturais que fazem parte da trajetória do Brasil.

Você já trabalhou com esse tema em suas aulas? Se ainda não o fez, ainda tem chances de tentar!

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e Unsplash  Data de publicação: 14/02/2023