Pesquisas recentes revelam que o trauma interfere diretamente na aprendizagem, nas relações sociais e no comportamento de crianças e adolescentes.
Uma escola sensível ao trauma é aquela que compreende como o trauma impacta o ensino e a aprendizagem e trabalha para garantir que seus estudantes possam se sentir seguros e apoiados para aprender.
A transformação a partir de uma abordagem sensível beneficia toda a comunidade escolar.
A abordagemAprendizagem Segura é o primeiro modelo brasileiro para implementação de escolas e redes sensíveis ao trauma.
Desenvolvido pelo Vozes da Educação, consultoria voltada para resolver os principais desafios da educação básica, o movimento propõe a construção de um ambiente escolar seguro para que todas as crianças e adolescentes se desenvolvam plenamente, de maneira respeitosa e humana.
O movimento Aprendizagem Segura apresenta uma estratégia que respeita e valoriza as particularidades do sistema educacional brasileiro e considera quatro tipos de segurança essenciais ao processo de ensino-aprendizagem:
Segurança física
Segurança social
Segurança emocional
Segurança acadêmica
A abordagem Aprendizagem Segura promove a mobilização de toda a comunidade escolar, incluindo educadores, pessoal de apoio, estudantes e famílias.