4 dicas para definir materiais didáticos para 2023

lista

Conteúdo patrocinado por Essia

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) trouxe mudanças significativas para a educação básica. Um dos objetivos é estimular o protagonismo e a autonomia dos estudantes.

As escolas devem abordar conhecimentos alinhados com os desafios do mundo contemporâneo, promovendo um espaço de aprendizagem que considere os interesses e projetos de vida dos alunos.

Mas traduzir essas novas demandas na hora de selecionar estratégias e materiais didáticos não é uma tarefa simples. Por isso, separamos 4 dicas para sua escola. Com elas, sua equipe fará as melhores escolhas para planejar o próximo ano letivo.

Uma gestão democrática e participativa pode contribuir muito para a sua escola modernizar conteúdos didáticos. Professores e gestores têm papéis complementares nessa decisão e isso deve ser valorizado.

1. Trabalhe em equipe

A modernização de conteúdos didáticos demanda testar e aplicar soluções inovadoras. Tecnologias podem ser aliadas da educação nesse sentido, ajudando sua escola a colocar em prática seu projeto pedagógico e desenvolver melhor as habilidades e competências dos alunos.

2. Continue inovando

Pesquisas apontam que existe uma relação entre o uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e o desenvolvimento da aprendizagem e de habilidades sociais de crianças e jovens. Considere materiais dinâmicos, que possibilitem customização para seu contexto escolar.

3. Personalize e dinamize

Ao trabalhar com conteúdos no formato digital interativo, você e sua equipe passam a acompanhar de perto os estudantes e podem elaborar diagnósticos mais completos sobre seu desenvolvimento.

4. Considere usar materiais didáticos digitais

Ao trabalhar com materiais digitais, atente-se para:

– Os objetos de aprendizagem     disponíveis

– A possibilidade de geração de      dados de acompanhamento

– A flexibilidade do material     para a personalização

– A qualidade da tecnologia

Para apoiar as escolas nesse processo, a Essia criou uma plataforma que reúne os materiais didáticos das editoras que você confia em formato digital e totalmente interativo.

Na plataforma, o livro didático se torna totalmente interativo: os capítulos das editoras parceiras podem ser montados de forma customizada, dando mais autonomia e flexibilidade para a escola.

Quer saber mais sobre como as TDICs enriquecem o material didático e apoiam sua escola no objetivo de potencializar experiências de ensino e aprendizagem? Baixe o e-book gratuito!

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Porvir/Essia Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock  Data de publicação:  21/10/2022