Como inovar

Gamificação: os benefícios dos jogos em sala de aula

conteúdo em parceria com árvore

Você já usou ou já ouviu falar de gamificação na educação? Provavelmente, sim! Esta é uma das metodologias ativas mais famosas e que engajam bem as turmas no processo de aprendizagem.

Para refrescar a sua memória: a gamificação na educação usa de elementos de jogo para fins de aprendizagem. Ou seja, há uma intencionalidade por trás dos games.

São atividades que também podem envolver pontos, regras, missões a serem realizadas, rankings...

Quando atividades de gamificação são propostas, espera-se que os estudantes se engajem mais porque esse tipo de ação os coloca diretamente como agentes ativos dessas missões.

A BNCC também faz referência aos jogos, memes, fanfics e ao universo digital como oportunidades para que o estudante compreenda sua linguagem, crie e recrie novas expressões e gêneros textuais.

Existem várias formas de explorar a gamificação no contexto escolar. Confira alguns exemplos:

Usando estratégias de narrativa, essa proposta pode misturar estratégias de conteúdo que estimulem a curiosidade e a criatividade da turma, promovendo assim o conhecimento.

Enigmas:

Com as missões é possível não só engajar os alunos, como também promover o desenvolvimento de competências como trabalho em grupo, resolução de problemas e empatia.

Missões em grupo:

Para isso, basta entregar para os grupos atividades nas quais precisam descobrir uma informação, criar ações ou concluir um objetivo em conjunto.

Um concurso de leitura, uma gincana ou uma feira científica. Essas são apenas algumas das ideias para promover a gamificação em sala de aula. Em todos esses casos, o engajamento é estimulado por meio da participação e do protagonismo dos estudantes.

Atividades premiadas:

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira (com informações da Árvore) Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock Data de publicação: 26/04/2023