EM DEBATE

O que é discurso  de ódio e como combatê-lo  na escola?

Com a onda de violência nas escolas – muitos casos com motivações que vêm da internet –, o discurso de ódio tem, também, crescido bastante. É preciso estar atento.

O que pode ser entendido como discurso de ódio?

???

Em linhas gerais, o discurso de ódio é uma forma de expressão que promove discriminação, assédio ou violência contra um grupo de pessoas.

A  disciminação é feita com base em características físicas, pessoais, sociais, de raça, gênero, orientação sexual ou religião, e pode ser aprofundada ou incentivada por diferentes grupos online.

Esse tipo de retórica violenta também pode estar presente em programas de TV, sites ou discursos políticos. No entanto, é na internet que o potencial de propagação cresce.

"Nas redes temos um agravante, que são os mecanismos de recomendação algorítmica e de personalização da informação. Quanto mais a pessoa consome esse tipo de conteúdo, mais acaba entrando no universo onde circulam essas ideias violentas."

- Mariana Ochs, EducaMídia

Essas ações acabam fazendo parte da rotina dos estudantes, que estão conectados quase o tempo inteiro nas redes.

E como tratar do tema discurso de ódio  em sala de aula?

Além de pensar em uma construção constante de diálogo sobre o respeito à diversidade em todos os aspectos, é possível estimular o debate sobre os limites da liberdade de expressão.

Os debates podem ser feitos com a ajuda de materiais midiáticos que contenham esse tipo de manifestação para que a turma analise o que está sendo apresentado e possa desenvolver um olhar crítico ao discurso de ódio.

Uma outra dica é personalizar a discussão. Ou seja, apresentar relatos reais, de pessoas que sofreram com essa prática, para que os alunos entendam os impactos reais na vida das pessoas.

Outro caminho é buscar alternativas positivas em defesa das diversidades e de combate ao discurso de ódio que possam servir de exemplo para até mesmo pensar em projetos  dentro da escola.

"É preciso promover a da ideia de que a escola precisa ser um espaço seguro para todos. O respeito à diversidade e combate aos discursos de ódio começa com coisas tangíveis dentro da sala de aula."

- Mariana Ochs, EducaMídia

Debater o discurso de ódio cabe dentro do currículo escolar? Confira a opinião da diretora da SaferNet Brasil, Juliana Cunha, em conversa com Mariana Mandelli, do EducaMídia.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash  Data de publicação: 14/04/2023