Promulgada entre 2017 (educação infantil e ensino fundamental) e 2018 (ensino médio), a BNCC incluiu a educação financeira entre os temas contemporâneos que precisam ser contemplados nos currículos de todas as escolas brasileiras.
O contato com a educação financeira está ligado diretamente ao aprendizado de competências previstas na BNCC, como responsabilidade e cidadania, trabalho e projeto de vida.
A educação financeira também pode ser vista como ponto de articulação entre os diversos saberes (não só na matemática), uma vez que podem extrapolar as diferentes disciplinas e estão inseridos em múltiplas realidades, dentro ou fora da escola.
Vale lembrar que educação financeira é diferente de matemática financeira, pois prevê estudos críticos sobre planejamento e consumo consciente, entre outros tópicos.
O Nubank, maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, é o novo parceiro de conteúdo do Porvir. Estaremos juntos em uma jornada de conteúdos voltados para professores sobre educação financeira.
Roteiro: Redação Porvir, com base nos materiais do Aprender Valor e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e Freepik Data de publicação: 24/05/2024