EM DEBATE
Debater equidade na educação é uma forma de desenvolver a cidadania dos estudantes e formá-los para olhar a sociedade de maneira mais crítica.
EM DEBATE
Em linhas gerais, a equidade diz respeito a um movimento que quer equilibrar oportunidades e acessos. É a igualdade alinhada ao conceito de justiça social. Ou seja, dar mais para quem precisa de mais.
Você já trabalhou o tema da equidade em suas aulas?
SIM
NÃO
REFLITA
O quanto você se sente preparado para abordar o assunto na aula?
MUITO
MAIS OU MENOS
NADA! SOCORRO!
REFLITA
Equidade também tem a ver com os marcadores, que são características biológicas, físicas e também sociais – como religião e classe, por exemplo.
classeSOCIAL
religião/ CRENÇAS
etnia/COR DA PELE
Gênero/ sexualidade
características sociais, físicas e biológicas
O Porvir produz o podcast "O Futuro se Equilibra" que discute como esses marcadores influenciam a busca de equidade na vida das pessoas. Arraste para ouvir.
“Hoje, na sociedade do conhecimento, precisamos de políticas educacionais que tratam de maneira distinta os desiguais, olhando o contexto de cada estudante. Ao reconhecer esse contexto de radicais diferenças, pode-se estabelecer uma visão de sociedade que busca o desenvolvimento pleno de todas e todos os estudantes.” Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.
Saber onde os estudantes moram, quais condições de higiene possuem, se a saúde mental deles vai bem ou se têm acesso a segurança, por exemplo, é refletir sobre equidade.
"Não é porque alguém escolheu ser professor que esse alguém está livre de valores, crenças e comportamentos discriminatórios e preconceituosos." Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.