Equidade  na Educação

EM DEBATE

Equida na Edu

Debater equidade na educação é uma forma de desenvolver a cidadania dos estudantes e formá-los para olhar a sociedade de maneira mais crítica.

1.

Equidade  na Educação

EM DEBATE

Equida na Edu

Em linhas gerais, a equidade diz respeito a um movimento que quer equilibrar oportunidades e acessos. É a igualdade alinhada ao conceito de justiça social. Ou seja, dar mais para quem precisa de mais.

2.

Você já trabalhou o tema da equidade em suas aulas?

3.

SIM

NÃO

REFLITA

O quanto você se sente preparado para abordar o assunto na aula?

MUITO

MAIS OU MENOS

NADA! SOCORRO!

4.

REFLITA

Equidade também tem a ver com os marcadores, que são características biológicas, físicas e também sociais – como religião e classe, por exemplo.

5.

classeSOCIAL

religião/ CRENÇAS

etnia/COR DA PELE

Gênero/ sexualidade

características sociais, físicas e biológicas

O Porvir produz o podcast  "O Futuro se Equilibra" que discute como esses marcadores influenciam a busca de equidade na vida das pessoas. Arraste para ouvir.

6.

“Hoje, na sociedade do conhecimento, precisamos de políticas educacionais que tratam de maneira distinta os desiguais, olhando o contexto de cada estudante. Ao reconhecer esse contexto de radicais diferenças, pode-se estabelecer uma visão de sociedade que busca o desenvolvimento pleno de todas e todos os estudantes.”  Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.

7.

Saber onde os estudantes moram, quais condições de higiene possuem, se a saúde mental deles vai bem ou se têm acesso a segurança, por exemplo, é refletir sobre equidade.

8.

"Não é porque alguém escolheu ser professor que esse alguém está livre de valores, crenças e comportamentos discriminatórios e preconceituosos."  Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

9.

Compartilhe esse conteúdo!

Saiba mais sobre equidade na educação:

Roteiro: Ruam de Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash