QUEM INSPIRA

Em defesa da educação indígena: conheça Eliane Boroponepa

Fortalecer e valorizar práticas e saberes tradicionais são tarefas de extrema importância. Principalmente para garantir que sejam transmitidas a gerações futuras.

A professora Eliane Boroponepa Monzilar, da Escola Estadual Indígena Jula Paré, na aldeia Umutina, em Mato Grosso, desenvolveu diversas ações na escola a fim de preservar e valorizar a cultura local.

Ao perceber que os estudantes conheciam pouco sobre o próprio território, uma de suas primeiras ações foi preparar a "Aula em Campo - Conhecer o Território Umutina".

Acompanhados de anciãos, estudantes passearam pelo marco da divisa do território e visitaram locais sagrados, como aldeias antigas e as que foram sendo construídas mais recentemente.

"A atividade proporcionou a exploração do conceito de território, com as histórias contadas pelos anciãos, o processo da demarcação, os hectares e os recursos naturais existentes dentro do território" - Eliane Boroponepa

O resultado dessa incursão foi tão positivo que virou parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, executado durante todo o ano letivo.

Para começar, a turma foi até as matas pegar as matérias primas: taquara, seriva e tucum (palmeira da qual é retirada a fibra para fazer o cordão do arco). Além disso, participaram de oficinas junto aos anciões para aprender a produzir as ferramentas.

"Para a Escola Jula Paré, trata-se de um momento muito importante e histórico, um trabalho construído e elaborado em conjunto com a equipe escolar: gestão, coordenadores, pais, anciãos, professores e estudantes."  - Eliane Boroponepa

Todas essas práticas, que visam fortalecer e reconhecer a importância cultural e histórica da aldeia, têm outro espaço de vazão: a Semana Cultural, promovida pela escola.

É neste momento que há a preparação para as festas tradicionais, confecção das tintas, ensaios de cantos e também de comidas como beiju, xixa, peixe assado…

"Muitos conhecimentos e saberes tradicionais puderam ser construídos e reconstruídos por meio destas atividades, em diálogo com os conhecimentos dos componentes curriculares da base do ensino não indígena." - Eliane Boroponepa

A professora é uma das homenageadas da exposição "Encontro com o Porvir", que apresenta histórias de educadores inovadores e celebra os 10 anos do Porvir. A mostra acontece até 3 de fevereiro de 2023 no Museu Catavento, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Saiba mais em nossa página especial de 10 anos:

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin e Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e acervo pessoal  Data de publicação: 01/12/2022