Como inovar

Desenvolvendo a empatia com o ensino da língua inglesa

Conteúdo patrocinado por Edify

Uma das habilidades mais importantes dos tempos atuais é a empatia. É com ela que estudantes podem praticar o exercício de se colocar no lugar uns dos outros e perceber o mundo de forma diferente.

Para exercitar a empatia não é necessário muito. Usando a criatividade, é possível descobrir que ser empático é uma questão que envolve prática e vontade.

Um jeito legal de trabalhar a empatia é compartilhando. Dividir o que se sabe com os outros é uma tarefa bonita e que traz grandes significados. Isso faz a diferença no ensino de outro idioma.

Estudantes do 1º ano do ensino médio da escola Dinâmica, em Florianópolis (SC), decidiram criar um projeto para dar aulas de inglês a alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública, localizada a 500 metros de distância.

A ação, que foi pensada dentro do módulo Make it Better, do Edify, tinha como principal objetivo estimular a empatia dos estudantes.

Como parte das atribuições, o módulo prevê que os próprios alunos identifiquem problemas na sociedade e formas de solucioná-los, implementando suas ideias na própria comunidade.

O grupo de estudantes da escola particular, em sua grande maioria fluentes no inglês, optaram por dar aulas do idioma para essas crianças no contraturno das aulas.

Ligue o som!

As atividades têm 2 horas de duração e funcionam como uma aula de inglês convencional, explica Felipe Reis, professor orientador da turma.

"É gratificante acompanhar esse processo dos alunos, ver como são solícitos ao compartilhar conhecimento com quem ainda não tem acesso. Essa troca é válida para os dois lados - tanto para os alunos da rede particular quanto para os estudantes da rede pública."  - Felipe Reis, professor orientador

Ações como essa incentivam o desenvolvimento global do estudante, que vai além dos conhecimentos de sala de aula, preparando-os para observar aspectos como os socioemocionais, tão importantes na atualidade.

Saiba mais sobre ensino bilíngue

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e acervo pessoal Data de publicação: 14/10/2022