QUEM INSPIRA

Falando de emoções com crianças: conheça Maria Eliete

Falar de emoções com crianças nem sempre é uma tarefa fácil! Afinal, às vezes os pequenos não têm as palavras exatas para expressar o que estão sentindo.

A professora Maria Eliete Araújo, de Ariquemes (RO), teve uma ideia: criou uma roleta com diferentes emoções para ajudar seus alunos a nomeá-las.

Percebendo que no retorno às aulas presenciais as crianças estavam mais irritadas, tristes e quietas, a professora viu na estratégia um jeito de auxiliá-las a entender e a falar sobre os sentimentos.

Ela fez uma roleta com emojis de tristeza, alegria, medo, raiva, surpresa e amor, perguntando às crianças o que sentiam com cada uma das emoções apresentadas.

"Conforme a criança girava a roleta das emoções e parava em um determinado sentimento, conversávamos sobre o que aquilo representava, deixando-a relatar momentos do cotidiano em que elas sentiram a emoção, de maneira livre e espontânea."

- Maria Eliete Araújo

A cada nova rodada, as crianças iam perdendo a timidez. Muitas delas até passaram a acolher os colegas quando a roleta parava em emojis como "tristeza" ou "raiva".

Os objetivos centrais dessa atividade eram incentivá-los a conhecer a si mesmos, reconhecer as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade de lidar com elas.

Para auxiliar a atividade, a professora também fez rodas de leitura usando títulos como "O livro dos sentimentos", de Todd Parr, e "De onde vem os sentimentos", de Taise Agostini.

Conheça o projeto “Roleta das emoções”

A professora Maria Eliete será uma das homenageadas na exposição "Encontro com o Porvir", que trará a história de outros educadores com práticas inovadoras no Brasil.

A mostra acontece entre 8 de novembro de 2022 e 3 de fevereiro de 2023 no Museu Catavento - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do estado de São Paulo, localizado no centro da capital.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash  Data de publicação: 08/11/2022