Como inovar

Quem faz a gestão da tecnologia na sua escola?

Conteúdo patrocinado por Be Bilingual  Education, Layers, Motrix e Proesc.com

A tecnologia não é mais um adendo: apesar de ser um campo relativamente novo, já é parte fundamental do ecossistema escolar.

Um diretor ou coordenador de tecnologia na escola não deve ser apenas o "profissional da TI".

É preciso ter outras habilidades que vão além de conhecer tecnologia e redes.

Conversamos com Ana Paula Gaspar, especialista em tecnologias educacionais, para entender quais são as principais competências que esse coordenador de tecnologia deve ter.

O coordenador de tecnologia é uma espécie de tradutor da parte técnica para a parte pedagógica, e vice-versa. É preciso que ele compreenda os dois lados e trabalhe para estabelecer consensos.

Boa comunicação

Todos os dias surgem possibilidades de tecnologias e recursos, e esse profissional deve conduzir a área de maneira estratégica e organizada, trazendo à escola o que faz mais sentido para a gestão e para o projeto pedagógico.

Visão estratégica

O coordenador de tecnologia deve saber entender o que dizem os dados, compreendendo como a tecnologia pode gerar evidências relacionadas ao uso de ferramentas digitais para aprendizagem e gestão.

Alfabetização em dados

As competências do coordenador de tecnologia contribuem para o diagnóstico e o sucesso da implementação de políticas públicas e marcos regulatórios, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Na Área do Gestor, seção do Porvir apoiada por Motrix, Be Bilingual Education, Layers e Proesc.com, você encontra reportagens e reflexões importantes para as lideranças de escolas brasileiras.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ana Luísa D'Maschio Arte: Ronaldo Abreu Crédito de imagens: Freepik Data de publicação: 31/05/2023