Como inovar

Gestão escolar: ações proativas para o socioemocional

Conteúdo patrocinado por Be Bilingual  Education, Layers, Motrix e Proesc.com

Compreender e organizar processos dentro da escola requer uma gestão atenta às tendências educacionais.

E esse cuidado deve estar presente em diferentes campos. Inclusive no que  se refere à aprendizagem constante e às questões socioemocionais.

"Alguns gestores, infelizmente, ainda têm uma visão de que  o socioemocional não impacta na aprendizagem, e eles se enganam", afirma Maira Piovezana, líder de diagnóstico escolar na Motrix.

Quanto mais desenvolvidas as competências socioemocionais dos estudantes, maiores são as chances de bom desempenho na escola, aponta uma recente pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Outra curiosidade: em termos de impacto no aprendizado, as ações dos gestores ficam atrás apenas das exercidas pelos professores, aponta um estudo do Instituto Unibanco. Não é pouca coisa.

"As tendências de aprendizagem têm a ver com a reflexão e o repensar sobre a educação, e não necessariamente com a criação de novos modelos, abordagens ou metodologias", pontua Pedro Brandão, coordenador-geral da equipe pedagógica do Be - Bilingual Education.

É importante que as lideranças pratiquem a escuta ativa. O aspecto colaborativo na aprendizagem torna o planejar (como também o executar) das ações muito mais rico.

"Enquanto a gente seguir com esse modelo ‘de apagar o fogo’, é impossível a educação mudar. A menos que a gente antecipe e faça um planejamento coletivo baseado numa escuta ativa, com conversas muito claras com feedback [retorno avaliativo] constante”, diz Pedro.

Para aprimorar essa escuta ativa, o gestor escolar pode:

Envolver a comunidade escolar na expansão de ideias.

Ampliar os debates.

Incluir competências socioemocionais de maneira transversal no cotidiano.

Quer saber mais sobre o tema e ainda conferir mais propostas para a liderança da escola?

Baixe agora mesmo o e-book "Dimensões e tendências para  o trabalho do gestor escolar em 2023". A publicação é um produto da Área do Gestor, seção do Porvir, apoiada por Motrix, Be Bilingual Education, Layers e Proesc.com.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ana Luísa D'Maschio Arte: Ronaldo Abreu Crédito de imagens: Freepik Data de publicação: 19/05/2023