QUEM INSPIRA

Mulheres inspiradoras: conheça Gina Vieira

Há mais de 25 anos dando aulas, a professora Gina Vieira Ponte, do Distrito Federal, percebeu que tinha dificuldades em se aproximar dos estudantes.

Com uma geração nascida em meio a um crescimento de tecnologias e plataformas digitais, Gina tentou uma aproximação por meio das redes sociais. Para isso, criou uma página no Facebook.

O que ela descobriu sobre a experiência dos e das estudantes mudou completamente sua vida.

"O que me chamou atenção, especialmente, foi um vídeo postado por uma aluna de 13 anos, que dançava de forma totalmente erotizada. A coreografia e a letra da música chamavam muita atenção pelo forte apelo sexual."

- Gina Vieira Ponte

Com essa percepção, a professora resolveu incentivar a turma a ter um novo olhar sobre a mulher. Um que fosse longe do machismo e da sexualização do corpo feminino.

Para isso, ela criou o projeto Mulheres Inspiradoras, no qual selecionou histórias que mostrassem outras referências femininas longe dos estereótipos.

Malala, Anne Frank e Carolina Maria de Jesus apareceram entre as figuras femininas estudadas pela turma.

Depois, o projeto cresceu e as figuras femininas às quais a turma teve acesso eram suas mães, avós e tias. Gina propôs que alunos e alunas entrevistassem mulheres próximas para conhecer as histórias delas.

"Foi uma experiência muito legal porque eles redescobriram a própria história e voltaram impactados. Eu li mais de 150 entrevistas e fiquei surpresa em perceber como as mulheres dessa comunidade são o sustentáculo de suas famílias."

- Gina Vieira Ponte

O trabalho feito pela professora acabou virando livro já recebeu mais de 13 prêmios. Um deles é o Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos.

A experiência da professora Gina se tornou um exemplo e hoje o projeto Mulheres Inspiradoras virou política pública educacional e está presente em 41 escolas do DF.

Você pode conhecer um pouco mais sobre a professora Gina Vieira na exposição "Encontro com o Porvir: trajetória de educadores que transformam o presente e constroem o futuro”, promovida pelo Porvir no Museu Catavento. Saiba mais

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash  Data de publicação: 02/12/2022