Conteúdo patrocinado por Matific

Como inovar

Olimpíada Matific: Avalie a aprendizagem dos seus alunos por meio de jogos

Você já pensou em avaliar o desempenho dos seus alunos nas disciplinas de exatas por meio de jogos? Essa é a proposta da Olimpíada de Matemática Matific.

A olimpíada acontece em mais de 20 países e inclui milhões de estudantes, é a maior competição online de matemática do mundo. No Brasil, as provas são aplicadas desde 2015.

As provas são gratuitas, abertas a alunos da educação infantil e ensino fundamental de qualquer escola pública ou privada do território nacional.

A experiência é totalmente gamificada. São mais de 2.000 jogos disponíveis na plataforma pedagógica, organizados na chamada Ilha de Aventura, de acordo com o ano escolar e as habilidades de cada participante.

A maratona terá duração de cinco dias, durante os quais os estudantes poderão acessar todos os jogos disponíveis na plataforma.

A plataforma pode ser acessada em todos os dispositivos, por meio do site ou do aplicativo, disponível para iOS e Android. O objetivo é conquistar  350 estrelas, sendo que a pontuação máxima é de cinco estrelas por jogo.

Caso o aluno não alcance as cinco estrelas na primeira tentativa, ele pode tentar novamente. Dentre as habilidades trabalhadas na plataforma, junto à matemática, estão lógica, resolução de problemas e desafios próximos à realidade do estudante.

"O jogo cria na pessoa uma persistência, ela quer seguir em frente, chegar até o objetivo principal. Quando você usa a gamificação, está trazendo esses elementos de jogos para fazer com que ela chegue mais perto do objetivo e seja engajada ao longo dessa trajetória", diz Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

No dia 4 de outubro, os ganhadores serão anunciados e as três primeiras escolas do ranking nacional receberão prêmios em dinheiro, tablets e medalhas. Da quarta colocada à décima, haverá premiações no valor de 2 mil reais em dinheiro e troféus.

A edição deste ano será realizada de 12 a 16 de setembro e conta com o apoio da Microsoft e Fundação Telefônica Vivo. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro, pelo site oficial. Faça seu cadastro na plataforma:

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Porvir/Matific Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e Unsplash