QUEM INSPIRA
Desde 2016, o professor de Geografia Paulo Magalhães desenvolve o projeto "Aula Pública”, com o objetivo de ocupar territórios da cidade de São Paulo e gerar o sentimento de pertencimento nos alunos.
Foto de Tiago Xavier dos Santos
Foto de Alexandre Battibugli
Nas aulas, que percorrem o bairro do Glicério, na região central de São Paulo (SP), Paulo promove visitas a museus, prédios históricos e espaços públicos para mostrar que lugar de aluno também é fora da sala de aula.
Foto de Tiago Xavier dos Santos
Em 2020, em meio a pandemia de Coronavírus e aulas remotas, o professor encontrou novas maneiras de ensinar a partir do espaço público com o projeto “A escola pulou o muro em vídeos e quadrinhos”.
Acervo pessoal de Paulo Magalhães
Partindo de um acervo de fotos já existente, os alunos usaram recursos digitais para transformar a paisagem já conhecida do bairro em quadrinhos.
Acervo pessoal de Paulo Magalhães
O projeto fez tanto sucesso, que Paulo foi um dos vencedores da edição de 2021 do Prêmio Educador Nota 10.
Paulo também foi reconhecido como um dos melhores professores do mundo pelo prêmio internacional Global Teacher Award 2021, da organização indiana Aks Education Awards.
E tem mais: recentemente, ele também foi vencedor do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero, promovido por Organização dos Estados Ibero-americanos e a Fundação SM.
Foto de Alexandre Battibugli
Entram para a lista o prêmio de Direitos Humanos da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, em 2018, e o prêmio Comunidade de Aprendizagem, do Instituto Natura, em 2017.
Acervo pessoal de Paulo Magalhães
“Eu acredito que agora, depois de tantos anos, a sociedade conseguiu perceber a importância de levar as crianças para a rua e ocupar esses espaços”, afirma o educador.
Foto de Jeferson Gomes
Acervo pessoal de Paulo Magalhães
Clique aqui!
Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, Paulo Magalhães, Alexandre Battibugli, Jeferson Gomes, Tiago Xavier dos Santos, Aks Awards e Projeto Educador Nota 10