QUEM INSPIRA

"Lugar de aluno também é fora da sala de aula."

Conheça Paulo Magalhães

Desde 2016,  o professor de Geografia  Paulo Magalhães desenvolve o projeto "Aula Pública”, com o objetivo de ocupar territórios da cidade de São Paulo e  gerar o sentimento de pertencimento nos alunos.

Foto de Tiago Xavier dos Santos

Paulo Magalhães

“Isso aqui é uma aula pública. E aulas públicas são aquelas que a comunidade consegue participar.”

Foto de Alexandre Battibugli

Nas aulas, que percorrem o bairro  do Glicério, na região central de  São Paulo (SP), Paulo promove  visitas a museus, prédios  históricos e espaços públicos  para mostrar que lugar de aluno também é fora da sala de aula.

Foto de Tiago Xavier dos Santos

Trecho do vídeo Educador Nota 10

Ligue o som!

Arrow

Em 2020, em meio a pandemia de Coronavírus e aulas remotas, o professor encontrou novas maneiras de ensinar a partir do espaço público com o projeto  “A escola pulou o muro em vídeos e quadrinhos”.

Acervo pessoal de Paulo Magalhães

Partindo de um acervo de  fotos já existente, os alunos  usaram recursos digitais para  transformar a paisagem já  conhecida do bairro em  quadrinhos.

Acervo pessoal de Paulo Magalhães

O projeto fez tanto sucesso,  que Paulo foi um dos vencedores da edição de 2021 do Prêmio Educador Nota 10.

Paulo também foi reconhecido como um dos melhores professores do mundo pelo prêmio internacional Global Teacher Award 2021, da organização indiana Aks Education Awards.

E tem mais: recentemente, ele também foi vencedor do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero, promovido por Organização dos Estados Ibero-americanos e a Fundação SM.

Foto de Alexandre Battibugli

Entram para a lista o prêmio de Direitos Humanos da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, em 2018, e o prêmio Comunidade de Aprendizagem, do Instituto Natura, em 2017.

Acervo pessoal de Paulo Magalhães

“Eu acredito que agora, depois de tantos anos, a sociedade conseguiu perceber a importância de levar as crianças para a rua e ocupar esses espaços”, afirma o educador.

Foto de Jeferson Gomes

A história de Paulo, e de outros 11 educadores inovadores, merece ser contada, reconhecida e compartilhada.

E você é  muito importante  nesta tarefa…

Acervo pessoal de Paulo Magalhães

Vem aí a exposição “Encontro com o Porvir: trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro”.

Acesse porvir.org/10anos e fique por dentro das novidades!

Clique aqui!

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, Paulo Magalhães, Alexandre Battibugli, Jeferson Gomes, Tiago Xavier dos Santos, Aks Awards e Projeto Educador Nota 10