Conheça 10 redes municipais que se destacam pela inovação
Conteúdo em parceria com Mind Lab
Reconhecer e valorizar gestões municipais que se destacam pela inovação e efetividade na área da educação é o foco do Prêmio Gestão Inovadora na Educação.
O reconhecimento tem o apoio técnico do Porvir e a parceria da Mind Lab, metodologia de ensino que adota jogos de raciocínio para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em escolas por todo o Brasil.
Conheça as 10 redes municipais de Educação vencedoras e seus respectivos projetos nas categorias:
- Gestão participativa
- Desenvolvimento socioemocional
- Formação de professores
- Avaliação e monitoramento
- Tecnologia em processos de gestão
Recife (PE): Em Recife, as escolas estão unidas para compartilhar boas práticas e soluções inovadoras. Porque as melhores ideias podem estar logo ao lado!
Gestão participativa
Caraguatatuba (SP): Cada escola elege seu grêmio e um representante para a Câmara Jovem, que discute e vota projetos para a rede municipal.
Gestão participativa
Piracicaba (SP): Com psicólogos e assistentes sociais, núcleo de ação psicossocial foca no trabalho coletivo, na saúde mental e nas boas relações.
Desenvolvimento socioemocional
São Bernardo do Campo (SP):Nas salas de aprendizagem criativa da rede, tecnologia plugada e desplugada apoia alunos a ampliar habilidades socioemocionais.
Desenvolvimento socioemocional
Marília (SP): Criação do site oficial da rede municipal facilita a comunicação e amplia a transparência e a desburocratização.
Tecnologia em processos de gestão
Vitória da Conquista (BA): Há dois anos, a cidade passou a ter todas as matrículas online, o que acabou com as filas na porta das escolas.
Tecnologia em processos de gestão
Campos dos Goytacazes (RJ): Investimento na formação continuada dos docentes impacta positivamente a rede e todo o processo pedagógico.
Formação de professores
Barretos (SP): O município conta com formações para todos que trabalham na educação, incluindo as merendeiras e motoristas do transporte escolar.
Formação de professores
Angra dos Reis (RJ): A cidade passou a aplicar bimestralmente avaliações padronizadas para facilitar o trabalho da gestão e dos docentes.
Avaliação e monitoramento
Rio Branco (AC): Rede investe na formação de professores, com o apoio de equipes de tecnologia, e olha para as evidências da educação infantil, etapa que não conta com avaliação, mas sim com relatórios.
Avaliação e monitoramento
Todos os vencedores têm em comum metodologias inovadoras como as da Mind Lab. Quer saber mais?