Professores: prazer em conhecê-los!

quem inspira

Conteúdo patrocinado por iungo

No Brasil, existem  mais de 2 milhões  de professores e professoras somente  na educação básica.  E cada um deles possui história, sonhos e  desafios diferentes.

Em comum, eles têm o compromisso com a educação e a vontade de transformar muitas vidas por meio do ensino e da prática em sala de aula.

O Instituto iungo selecionou histórias  de alguns desses professores espalhados pelo Brasil, que não só compartilham seus conhecimentos, como também são entusiasmados em aprender e incentivar seus alunos.

O professor Dilson Gomes Nascimento dá aulas de geografia e projetos integradores na Escola Estadual Ruy Araújo, em Manaus (AM). Ele se diz muito ligado à área, principalmente por conta das próprias origens.

"Eu fiquei muito à  vontade na geografia  por conta da própria  natureza da ciência  geográfica. Sempre fui  muito ligado às minhas  origens e isso exercia um  certo fascínio sobre mim.  Eu queria conhecer mais  sobre aquela realidade,  queria pesquisar."  - Dilson Gomes  Nascimento

O professor é realmente tão fascinado com a região que a trouxe no seu projeto de mestrado, estudando o modo de vida do camponês.

Em São Francisco do  Conde, na Bahia, o  professor Natalino Marques, que leciona  artes e tecnologia da informação no Colégio Estadual de Campo  Anna Junqueira Ayres  Tourinho, caminha lado  a lado com a criatividade.

Com o apoio das metodologias ativas, Natalino se encontrou na profissão ao perceber que suas propostas mais criativas colocavam os alunos em uma postura ativa e engajada na sala de aula.

"Eu trabalho muito fora da sala de aula. Nossa escola é uma escola  que não tem muros.  É pequena e precisa de outros espaços. E, para  mim, a educação é isso:  não existe um espaço  adequado, existe o  espaço no qual  você educa."  - Natalino Marques

No sul do país, Gabriela Alves é professora de química na Escola de Educação Básica Prefeito Luiz Carlos Luiz, em Garopaba (SC). Depois de concluídos o mestrado e o doutorado, ela se voltou para a licenciatura a fim de trabalhar na educação básica.

Foi só depois deste percurso que ela diz  ter conseguido chegar "onde a vida a preparou para estar", que é  a sala de aula.

"Eu gosto tanto do que faço que meus olhos brilham quando estou falando de uma prática que executei. Quando eu consigo ver nos meus alunos que deixei uma sementinha de algo que construí, dá a sensação de dever cumprido." - Gabriela Alves

Você pode conhecer  essas e outras histórias de professores no especial: "Professores: prazer em conhecer!" produzido  pelo Instituto iungo.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, acervo iungo e acervo pessoal Data de publicação: 25/10/2022