Como inovar

Recomposição  e personalização  da aprendizagem.  Por onde começar? 

parceria com

Você sabe o que é recomposição da aprendizagem? E como a personalização do ensino pode ajudar nesse processo?

O termo recomposição  da aprendizagem surgiu durante a pandemia de Covid-19 e propõe um olhar mais atento às habilidades e competências que foram prejudicadas nesse período.

Recompor a aprendizagem  significa rever não apenas conteúdos, mas também garantir que estudantes consigam desenvolver habilidades que não foram totalmente alcançadas  durante o período de pandemia.

Acompanhar os estudantes é uma maneira de garantir que as estratégias de recomposição de aprendizagens ocorram da maneira mais efetiva possível.

E nem sempre a mesma estratégia é adequada para  todos os estudantes. É aí que entra a personalização!

A personalização é uma abordagem que olha para o estudante em suas especificidades, desde os interesses até a cultura em que ele está inserido.

A tecnologia e as plataformas digitais criam novas possibilidades para a personalização. Com elas, professores conseguem identificar necessidades e estruturar melhor a proposta de recomposição  da aprendizagem.

Além da tecnologia, outras estratégias educacionais podem ajudar na recomposição da aprendizagem. A seguir, você confere algumas sugestões:

– Mude o espaço físico: alinhe as cadeiras de forma diferente, coloque os alunos sentados no chão; – Ofereça experiências por meio de estímulos visuais: vale usar imagens, vídeos, desenhos;

– Planeje aulas práticas: colocar a mão na massa faz com que os alunos compreendam melhor o que está sendo dito.

Saiba mais sobre recomposição, personalização da aprendizagem e outras propostas da Khan Academy

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: Khan Academy