QUEM INSPIRA

SAL KHAN

QUEM INSPIRA

SAL KHAN

Salman Amin Khan mais conhecido apenas como Sal Khan, é o CEO e fundador da Khan Academy, plataforma de educação e organização sem fins lucrativos.

O interesse dele por educação começou quando ainda era estudante do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Foi lá que ele desenvolveu o primeiro software de matemática voltado para crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade).

Depois de concluir estudos no MIT (1998), ele também se formou pela Harvard Business School (2003).

O caminho até a criação da plataforma Khan Academy começa em 2004. Sal ajudava sua prima Nádia com matemática. Mais crianças se interessaram e, em 2006, ele começou a postar vídeos no YouTube. O conteúdo viralizou.

Esta é a Nádia, uma das primas de Sal.

Além de dar aulas para estudantes do quarto e sétimo ano, Sal também já atuou como professor de cursos preparatórios para o MCAT, a prova de seleção para faculdades de medicina dos EUA.

A Khan Academy é hoje uma das iniciativas mais conhecidas de Sal. Fundada em 2008, a plataforma oferece diversos conteúdos para professores da educação básica.

A plataforma usa como base a aprendizagem para o domínio, na qual o objetivo é fazer com que os estudantes dominem um conteúdo antes de seguir adiante, diminuindo assim as lacunas de aprendizagem.

Aceitar o erro, interagir com colegas e aprender em conjunto são algumas das bases da plataforma.

Sal já apareceu na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo feita pela revista TIME e  já figurou em capa de outras publicações, como a Forbes.

É autor do livro "Um mundo, uma escola", que traz reflexões sobre a educação do futuro.

"A tarefa crucial da educação é ensinar as crianças a aprender. Levá-los a querer aprender. Incentivar a curiosidade, estimular a admiração e incutir confiança para que mais tarde tenham as ferramentas para encontrar respostas das muitas perguntas que ainda não sabemos fazer.”  - Um mundo, uma escola: A educação reinventada, Sal Khan.

Além da Khan Academy,  Sal também fundou a Schoolhouse.world e a Khan Lab School, na Califórnia, onde dá aulas.