Como inovar

Saúde mental:  assunto para professores e alunos

parceria com

Saiba que não! Como a vida é cheia de surpresas e obstáculos, assim também são as emoções. Tristeza, alegria, entusiasmo, cansaço etc estão presentes na rotina de qualquer pessoa.

Saúde mental é só falar de felicidade?

Quando esse assunto é abordado na escola, geralmente são realizados projetos com foco nos alunos (o que é ótimo!).

Mas professor também é gente e precisa de cuidado!

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Psiquiatria da USP revelou que 26% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos apresentaram sintomas de ansiedade e depressão. Isso é muito!

A pandemia mexeu com a cabeça de todo mundo.

Nesse período de distanciamento social, todo o arranjo das relações mudou. Além da "redescoberta" do ambiente escolar, estudantes precisam de certa forma reaprender a conviver. E os educadores estão se deparando com essa nova tarefa de trabalhar a socialização junto aos alunos.

Sentimentos como agressividade também cresceram nesse período. E agora aparecem mais latentes no retorno ao presencial. E isso diz respeito a toda a comunidade escolar, desde estudantes até coordenadores, gestores e corpo docente.

"Nenhuma produtividade se sustenta quando adoecemos, por isso cuidar da saúde mental é um compromisso, é movimento, e não uma linha de chegada"

Juliana Hampshire, psicóloga e Coordenadora Pedagógica do LIV

O acolhimento de professores e alunos é um tema urgente. Como cada escola pode melhorar o ambiente para que esse espaço seja cada vez mais saudável? Rodas de conversa, por exemplo, são um bom começo

"O encontro com pessoas em sofrimento nos convoca também a olhar para nós mesmos e, recorrentemente, o professor é aquele que sente que não dá conta, e que precisa dar"

Juliana Hampshire, psicóloga e Coordenadora Pedagógica do LIV

O LIV - Laboratório Inteligência de Vida - criou o "Movimento LIV: pela saúde mental nas escolas" com uma série de atividades focadas em cuidar e abordar a saúde mental da comunidade escolar. Baixe o kit preparado pelo LIV e conheça mais estratégias de enfrentamento.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e iStock