Garantir uma rotina de autocuidado depende de passos simples, mas que vão fazer toda a diferença na qualidade de vida de professores e professoras. 

Confira 5 recomendações do Instituto Ame Sua Mente.

Preste atenção na sua respiração

Faça breves pausas durante o dia para conduzir sua respiração. Experimente a respiração quadrada: inspire por quatro segundos, segure a respiração por quatro segundos, expire por quatro segundos e segure a respiração por quatro segundos.

Planeje-se para fazer uma coisa de cada vez

Divida o seu tempo entre as demandas. Ser uma pessoa multitarefa gera mais ansiedade e estresse. Anote a prioridade dos seus afazeres em um papel, e vá marcando o que já foi feito.

Priorize os momentos de lazer

Que tal bater um papo com um amigo, brincar com as crianças, ouvir música ou dar uma voltinha na praça? Conectar-se com pessoas queridas e com a natureza faz bem para a nossa mente.

Deixe a tecnologia de lado na hora de dormir

Ter uma boa rotina de sono ajuda a recarregar as baterias para um novo dia. O celular precisa ficar longe do quarto: a luz artificial pode atrasar o seu adormecer e as notificações te fazem despertar, causando mais ansiedade.

Diga não ao sedentarismo

Cuidar do corpo é cuidar do bem estar da sua mente. E não é preciso ir até uma academia: caminhar ou andar de bicicleta no parque já são de grande valia para a sua saúde. 

Quer saber mais sobre o assunto?

Coloque o fone e ouça já o episódio “Saúde mental dos professores”, do podcast "Ame sua Mente na escola"

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ana Luísa D'Maschio Arte: Ronaldo Abreu Crédito de imagens: Freepik Data de publicação: 08/02/2024