Como inovar

Seus alunos estão adoecendo?

Saúde mental é um dos  temas mais sensíveis e importantes para a escola  pós-pandemia. Como enfrentar essa realidade?

E que…  1 a cada 7 jovens de 10 a 19 anos convive com algum transtorno mental

Fonte: “A escuta na educação infantil: Construindo oportunidades para a libertação a partir de Paulo Freire”

Você sabia? 1 a cada 2 adolescentes já sentiu necessidade de pedir ajuda em relação à saúde mental

Primeiro, a realidade

Em alguns casos, reconhecer quando os estudantes estão enfrentando problemas exige um olhar atento. Em outras situações, é necessário muito mais do que isso.

Mas um aviso: Não é tarefa dos docentes diagnosticar os estudantes. Isso é uma tarefa para profissionais da área.

“As famílias estão sobrecarregadas, as escolas  fizeram milagres ao se adaptarem para o ensino online. É óbvio que essa crise tem motivo para existir. É impossível ser são nesse ambiente. Quem adoece é mais sensível a esses fatores e, por isso, precisamos ter tolerância e cuidado”

- Daniel Becker, pediatra

Outro problema que o  pós-pandemia mostrou foi a dificuldade dos estudantes na socialização. A falta de convívio fez com que muitos alunos desenvolvessem baixa tolerância uns com os outros e muitas vezes essas questões explodem no ambiente escolar.

“Existe intolerância ao que me é estranho e ao outro, porque fiquei muito tempo sem aprender a conviver”

- Juliana Hampshire, psicóloga

Apesar de o diagnóstico não ser responsabilidade dos educadores, professores e professoras podem identificar sintomas e, a partir disso, fazer o melhor direcionamento, visando o cuidado do estudante.

“Muitas vezes, o professor tem muito mais contato com a criança do que os próprios pais. A escola oferece um ambiente mais leve, com educadores mais atentos"

- Daniel Becker, pediatra

Nessa equação, é importante entender os sinais. Ansiedade, alteração de comportamentos e violência, por exemplo, podem significar a necessidade de um acompanhamento.

“Não se pode delegar à escola toda a responsabilidade do cuidar”

- Daniel Becker, pediatra

E é importante lembrar: a escola é apenas um dos espaços aos quais os estudantes têm acesso e atuar junto às famílias e à comunidade escolar é fundamental.

Para saber mais sobre o tema, confira o webinário Porvir/LIV, com a presença do pediatra Daniel Becker e da psicóloga Juliana Hampshire.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash  Data de publicação: 05/10/2022