O século 21 trouxe uma série de desafios para o ambiente escolar, muitos deles envolvendo a tecnologia.
A computação, por exemplo, está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. E na escola não é diferente.
Em 2022, foi homologado um complemento à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) focado exclusivamente na computação.
Você sabe quais são os pilares da computação na educação básica?*
* De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Cultura digital: refere-se ao entendimento das tecnologias digitais e suas influências na sociedade.
Mundo digital: refere-se ao uso das tecnologias digitais para acessar, processar e produzir informações.
Pensamento computacional: refere-se às habilidades e competências necessárias para resolver problemas de forma criativa e eficiente, usando as tecnologias digitais.
O STEAM (acrônimo para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) pode ser uma excelente ferramenta para introduzir a computação na educação básica.
Por meio dessa abordagem, questões como pensamento computacional e cultura digital são levadas ao dia a dia da turma.
Vale lembrar que a computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC, como: